Há cursos online para profissionais da Química?

Profissionais da química precisam estar sempre atualizados, principalmente na área em que atuam ou pretendem atuar. Porém uma boa parte nem sempre possui recursos para isso, seja disponibilidade de horário ou ausência de instituições na região que ofereçam tais cursos. Por isso muitos buscam o ensino online para suprir essa necessidade de atualização curricular.

O maior problema do ensino online de química é a necessidade de prática. Então dificilmente você encontrará cursos de graduação ou pós-graduação que sejam 100% online. Existem algumas instituições que oferecem cursos a distância de extensão e aperfeiçoamento, porém esses lhe darão um conhecimento básico referente à algum assunto específico, nada muito avançado, mas já é um pontapé inicial para sair em busca de novos aprendizados.

Então como faço para atualizar meus conhecimentos em química se não possuo tempo nem disponibilidade de locomoção para outras cidades?

Inicialmente, a atualização deve ser diária e nem sempre precisa de instituições de ensino para isso. Livros e artigos devem ser consultados sempre e uma revisão básica é sempre útil, sendo que isso pode ser feito no conforto da sua casa ou de uma biblioteca. As empresas geralmente exigem conhecimento em determinada área, mas nem sempre exigem que você tenha cursos com certificados de conclusão. Então se você é um químico e quer ter conhecimento na área farmacêutica, pegue lápis, papel e borracha, abra um bom livro ou o computador e comece a pesquisar e anotar.

Agora, vamos supor que você quer se candidatar a uma vaga que exige cursos relacionados em determinada área da química. Aí sim você tem um pequeno problema. Como dito anteriormente, Química exige prática e você precisa ter disponibilidade para isso. Você poderá encontrar alguns cursos de pós-graduação ou extracurriculares que exijam encontros presenciais seja uma vez por semana ou a cada 15 dias. O SENAI do estado de Goiás, por exemplo oferece o curso de Lato Sensu em Tecnologia em Química Industrial onde as aulas são aos sábados a cada 15 dias. E assim existe outras instituições em outros estados também, com outros cursos e horários, porém todos exigem um momento presencial.

No site Portal educação há alguns cursos livres na área com carga horária de 15 a 190 horas. Realizei dois cursos através deste e recomendo. O ambiente virtual é ótimo, os preços são bem acessíveis e é 100% online. Mas há um pequeno problema que inclusive você encontrará em qualquer instituição que ofereça esse tipo de curso. Por ser online, aprender ou não, depende de você. O aluno precisa ter disciplina e se comprometer a estudar todos os dias. É como estar em uma sala de aula, mas sem a presença de um professor. Algumas pessoas têm dificuldade nisso, por isso vai uma dica: escolha um horário ocioso, um local confortável e sem distrações e se comprometa a aprender. Se tiver dúvidas, anote e pesquise naquele instante ou logo em seguida, mas nunca durma com elas. Lembrando que essa dica vale para aqueles que realmente querem aprender e não apenas ter um certificado de conclusão para adicionar ao currículo.

No próximo post irei falar de alguns cursos que achei interessantes e suas respectivas instituições de ensino. Até lá!

 

Share

Deixe uma resposta

Orgulhosamente feito com WordPress | Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑