Todos já devem ter ouvido aquela frase: Entrar na faculdade é fácil. Difícil é sair. Realmente essa frase está correta, mas atualmente o que mais se ouve é: Sair da Faculdade é fácil. Difícil é conseguir emprego.

Infelizmente essa tem sido a realidade de muitos brasileiros, principalmente levando em consideração a crescente concorrência e os mais de 12 milhões de desempregados em busca de recolocação. Se em cenários anteriores tínhamos que ser bons, agora temos que ser OS MELHORES. E como provar que somos os melhores? Primeiramente você precisa passar por um obstáculo chamado ENTREVISTA.

Todo mundo tem uma história sobre entrevistas de emprego, principalmente quando se trata das perguntas realizadas pelos recrutadores. Acredite ou não todas aquelas perguntas foram elaboradas para uma finalidade, mesmo que muitas pareçam sem sentido. A questão é estar preparado para responder todas de forma clara e precisa.

Durante uma entrevista são realizadas provas práticas e/ou teóricas além de perguntas relacionadas com a sua vida pessoal e profissional. Abaixo segue 9 perguntas frequentes em uma entrevista de emprego:

  1. Fale um pouco sobre você.

Resumidamente e com clareza. Nada mais é do que uma autoavaliação. Afinal, ninguém melhor do que você para isso. Fale sobre sua formação, suas experiência e expectativas. Você também pode citar aspectos pessoais, mas sempre dando mais ênfase a parte profissional.

  1. Você prefere trabalhar sozinho ou em grupo?

Mesmo que muitos prefiram trabalhar sozinhos, saber trabalhar em equipe é fundamental. Até porque ninguém é bom o suficiente para fazer tudo sozinho. É claro que você pode ter dificuldade em trabalhar com um tipo específico de profissional, mas a questão é saber como você lida com isso.

  1. Quais são seus pontos fracos?

Seja sincero nessa hora, mas cuidado com essa sinceridade. A ideia é novamente que o candidato faça uma autoavaliação e que sejam apontadas apenas fraquezas referentes ao seu perfil profissional. Muitas vezes essa pergunta é apenas para tirar o candidato da sua zona de conforto. Além de citar seus pontos fracos, você deve apontar suas ações para corrigir tais aspectos.

  1. Quais são seus pontos fortes?

Assim como os pontos fracos você deve citar suas qualidades profissionais. Cuidado para não exagerar e acabar sendo taxado de narcisista. Priorize qualidades pertinentes ao cargo e seja sincero. O recrutador pode pedir que você cite alguma situação em que aquela qualidade foi essencial para realização de algum trabalho.

  1. Como você lida sob pressão?

Algumas pessoas são emocionalmente instáveis e quando colocadas sob pressão entram em desespero, sendo isso um ponto muito negativo para seu perfil profissional. Dizer que não sabe trabalhar sob pressão também não é o que seu recrutador espera ouvir, mesmo porque todos nós somos obrigados a lhe dar com a pressão do dia a dia seja em casa ou no trabalho. Essa pergunta pode ser melhor respondida com exemplos. Cite uma situação que você vivenciou em empregos anteriores e explique como a resolveu.

  1. Por que devemos contratá-lo?

Antes de tudo, pesquise sobre a empresa e a vaga que está concorrendo. Seus valores devem ser compatíveis com os valores da empresa e o seu perfil deve ser exatamente o que ela busca. Imagine-se como um vendedor e o recrutador seu cliente. Ofereça exatamente o que ele procura e sem rodeios.

  1. Já teve dificuldade para trabalhar com algum gestor?

Cuidado! Algumas pessoas se sentem tão à vontade na entrevista que acabam falando mal da própria mãe. Não se esqueça que até com más experiências há aprendizado. Cuidado para não denegrir a imagem de alguém ou de alguma empresa.

  1. O que você costuma fazer nas suas horas vagas?

Embora seja uma pergunta pessoal, muitas pessoas se enrolam em responder e ficam tentando adivinhar o porquê dela. Segundo recrutadores através da resposta é possível traçar um perfil comportamental do profissional. No site EXAME.COM há uma reportagem sobre os motivos que levam os recrutadores a fazer essa pergunta. Vale à pena conferir.

  1. Qual o motivo de ter saído do último emprego?

Mais uma vez cuidado para não denegrir a imagem de algo ou alguém, pois ao fazer isso a única imagem que ficará suja é a sua.

Essas são apenas algumas das diversas perguntas realizadas em uma entrevista de emprego. Por isso, antes de participar de uma, estude sobre as possíveis perguntas que podem ser feitas e estude principalmente sobre a empresa. Outro aspecto importante é: Não mentir! Um bom recrutador saberá se você o fizer e a possibilidade de você cair na própria mentira é muito grande. Se isso acontecer, considere-se desclassificado.

Share

Deixe uma resposta