Como já dito no artigo “Como montar um currículo” neste mesmo blog, um bom currículo é apenas a etapa inicial para quem procura um emprego. É através dele que o recrutador faz o primeiro contato com o profissional, mas felizmente não é através dele que a sua vaga está garantida. Para isso é necessário passar pela temida entrevista que é onde o candidato mostra o seu real perfil profissional.

Para muitos uma entrevista de emprego é algo assustador, principalmente pela avaliação constante. Não é uma das melhores experiências do mundo, mas pode se tornar fácil quando estamos preparados. Por isso, foi selecionado 5 dicas importantes para qualquer profissional seguir e assim realizar uma boa apresentação profissional.

  1. Cuide da sua aparência física

Ao primeiro contato com o recrutador, a primeira coisa que chamará a atenção do mesmo é a aparência do candidato. Mas vamos definir isso. Em momento algum digo que o mesmo deve ser alto, magro, loiro e de olhos azuis, mas sim que este deve obedecer às regras básicas de higiene pessoal, como banho tomado, cabelo penteado, roupa limpa, barba feita e unhas aparadas. Cuidados devem ser tomados quanto ao tipo de roupa a ser usado, excesso de perfume e maquiagem, afinal é uma entrevista de emprego e não uma festa.

Em algumas empresas não é autorizado entrada de pessoas com adornos, cabelo solto e sapato aberto mesmo que somente para entrevistas, portanto o candidato deve estar a par disso e apresentar-se conforme o futuro local de trabalho.

  1. Seja Pontual

Não é e nunca será elegante atrasar para qualquer compromisso, principalmente esse, seja você entrevistado ou entrevistador. Ser pontual é questão de educação e respeito com quem o espera. Claro que podem acontecer imprevistos, mas procure sempre se programar para que isso não aconteça. Não fazer ao outro o que não gostaria que fizesse a você também se enquadra aqui.

  1. Apresentação Oral

Praticamente em toda entrevista é necessário que o candidato se apresente para os demais e para o recrutador, fazendo assim um breve discurso sobre a sua história profissional e expectativas. É comum apresentar-se nervoso nessa hora, mas é importante não deixar o nervosismo atrapalhar a apresentação tornando-a vaga ou incoerente, pode ser interessante treinar sozinho ou com familiares e amigos antes da entrevista e lembre-se que a apresentação além de importante é para pessoas desconhecidas, portanto use uma linguagem formal. Expressar-se bem é essencial para o sucesso.

  1. Cuidado com a escrita

É comum em algumas entrevistas pedir para o candidato escrever sobre ele ao invés de se apresentar oralmente. Da mesma forma na dica anterior, o mesmo deve estar preparado e deve saber falar sobre si mesmo de forma direta e concisa. Mas cuidado com os erros de português. Hoje em dia qualquer vaga é exigida o mínimo do candidato que é saber ler e escrever. Se tiver dúvida em alguma palavra, troque-a por outra, mas evite erros de português.

  1. Se valorize, mas não se vanglorie

Uma dica preciosa é: Ninguém é melhor que ninguém, embora a maioria de nós buscasse isso constantemente. “Eu fiz… Eu consegui… Eu tentei…”, não são frases corretas a serem usadas quando se trabalha em grandes empresas e com número maior de pessoas. Isso só prova arrogância e desvalorização do trabalho em equipe. “Nós fizemos… Nós conseguimos… Nós tentamos…”, afinal, um acerto seu é um acerto da equipe e da empresa. Você pode até ter a ideia, mas a partir do momento que você precisou de outras pessoas para colocá-la em prática ela deixa de ser apenas uma vitória sua.

Há várias outras dicas que podem ser dadas, mas muitas variam de recrutador e de empresa. O ideal é saber se comportar em uma entrevista de emprego e não deixar que um pequeno erro atrapalhe seu futuro profissional.

Share

Deixe uma resposta