Uma mensagem a todos os Químicos…

Assim como muitos da minha área, também estou em busca de recolocação profissional. E depois de certo tempo desempregado, você começa a se perguntar se todos também estão passando pelas mesmas dificuldades.

Conversando com colegas, observei que alguns já chegaram no fundo do poço, chegando a acreditar que todo seu estudo foi em vão ou que seus currículos não são bons o suficiente. Esse tipo de pensamento também já me ocorreu e por um certo momento parei para me avaliar. E eis o que constatei:

Sempre gostei de estudar e aprender coisas novas. Aos 10 anos de idade comecei a fazer cursos que me auxiliaria futuramente. Aos 14 anos de idade comecei a trabalhar e aos 15 recebi minha primeira promoção e cada ano que passava estudava e aprendia cada vez mais. Ao 18 entrei na Universidade e ao mesmo tempo comecei em um novo emprego, e ouso dizer que nessa época eu era realizada profissionalmente. Durante anos conciliei os estudos e o trabalho, saia as 6 horas da manhã de casa e voltava as 23 horas, estudava até tarde e dormia de 3 a 4 horas por noite. Ouvi constantemente que trabalhar e estudar não dava certo, que o curso não dava retorno financeiro, que a indústria não contrata mulher. Mesmo assim terminei os estudos, sai da minha zona de conforto e fui morar a 1.080 km da minha família só para ter minha primeira experiência industrial. Com isso fiz novas amizades, conheci outros costumes e tive meu primeiro contato com a área de Controle da Qualidade. Hoje, moro a 700 km de casa, em uma boa cidade, em uma boa casa, fazendo mais amizades, conhecendo novos costumes e aprendendo cada vez mais sobre a minha profissão e sobre mim mesma.

Mesmo com todos os erros e acertos, não me arrependo de nada. Estou onde eu deveria estar e sou grata por todo conhecimento adquirido até hoje, mesmo ainda sendo pouco. Por isso, concluo que meus estudos não foram em vão e meu currículo é melhor e mais extenso do que consta no papel e considerando minha vontade e meu esforço, daqui uns anos meu currículo será impresso e divulgado como livro.

Arrependimentos na vida todos temos, mas nunca se arrependa de estudar. Todo conhecimento é válido, mesmo que esse nunca te dê um mínimo de retorno financeiro. Você pode até querer mudar de área ou do nada descobrir que não queria ser um Químico, mas um Historiador. Mesmo assim, vale a pena todo o aprendizado. É através dele que você conhece a si mesmo.

Agora, depois de ler esse texto, respire e renove suas forças, pois você não é o único desempregado, a autora aqui também está passando por isso. Então vamos juntos analisar nossos currículos e as oportunidades novamente. Vamos pensar em novas táticas para alcançar nossa tão sonhada recolocação e acreditar que tudo tem sua hora.

Share

Deixe uma resposta

Orgulhosamente feito com WordPress | Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑